Title Image

Consultores

Conheça nossos especialistas

ALDO CLÉCIUS

Negro, gay, nordestino e ativista social.  Pós-graduado em marketing e moda, mestrando em administração, como trendunter, professor, consultor em negócios colaborativos, diversos e economia circular. Founder do @movimentomcm (Moda Contemporânea Mineira de promoção de economia local, sustentável e inclusiva). Na área de moda, trabalha para ampliar as discussões e oportunidades para grupos LGBTQIA+, pessoas com deficiência, negros e combate a gordofobia e o ageismo.

Beto Reis - Consultor

BETO REIS

Homem, educador, pesquisador, criador e coordenador, há dez anos, do projeto de extensão Una-se contra a LGBTfobia, três vezes condecorado com o Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Mestre em Comunicação pela UFMG. Assessor de comunicação para ONGs e coletivos de BH e região. Já foi o professor universitário responsável por disciplinas como “Comunicação e Diversidade”, “Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero” e “Jornalismo, ética e diversidade”. Integra o comitê Incluir, do Centro Universitário Una. Já deu mais de 50 palestras sobre diversidade e inclusão em empresas, escolas, faculdades e ONGs.

CLARA TEIXEIRA

Mulher, educadora, bissexual e ativista. Ministra diversas disciplinas em cursos na área da comunicação do Centro Universitário Una. Já ministrou disciplinas sobre diversidade e gênero. É uma das fundadoras do GAMA (Grupo de Atividades das Mulheres Ânima). Atualmente é gerente de marketing no Instituto Ânima e cofundadora da Diversifica S.A. Graduada em Publicidade e Propaganda e mestre em Artes pela UFMG. Pós-graduada pela Universidade de Tampere (Finlândia). Escreve para o jornal Estado de Minas em uma coluna sobre gênero. Produz conteúdo e promove discussões sobre política, feminismo e ética nas redes sociais.

FERNANDO O

FERNANDO O.

Publicitário e mestrando em neurociências pela UFMG com pesquisa sobre expressões faciais e emoções. Responsável pelo desenvolvimento do produto CaraColada – álbuns de figurinhas personalizados. Especialista em pesquisa de mercado e opinião. Atualmente se dedica a estudos quantitativos e qualitativos de comportamento e diagnósticos para diversas empresas.

FLÁVIA VIRGÍNIA

Mulher, educadora, feminista, ativista da pauta descolonial e interseccional. Doutoranda em Filosofia pela UFMG, com pesquisa ligada às representações de gênero, por meio de uma investigação estético-política do corpo feminino nas artes. Mestra pela UFOP e especialista pela UFMG, também em Filosofia. Certificada em cursos em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior e em Formação de Educadores pela Universidade de Tampere (Finlândia).  com foco no Ensino-Aprendizagem da Educação Superior e Treinamento para professores. Graduada em Artes Plásticas pela UEMG e Design de Moda pela FUMEC. Atualmente se dedica à Educação, por meio da coordenação do projeto de Extensão Mosaico, com foco na discussão de gênero, diversidade e inclusão e do Projeto Loja Conceito, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga.

LÉO DRUMMOND

Homem gay, educador e pesquisador. Leciona nos Centros Universitários UniBH e UNA, onde já foi responsável pela disciplina Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero. Membro do Comitê de Diversidade do Grupo Ânima Educação. Jornalista pós-graduado em Produção e Crítica Cultural, em sua pesquisa de mestrado desenvolveu um modelo para produção de conteúdo audiovisual para cursos on-line de LIBRAS. Pós-graduado em Formação de Educadores pela Universidade de Tampere (Finlândia). Palestrante sobre temas relacionados à Diversidade, Inovação e Educação.

LUCIANA DRUMMOND

Mulher com deficiência, psicóloga e pesquisadora a respeito da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mestra e doutora pela UFMG sobre esta temática com enfoque nas dinâmicas interseccionais entre gênero, raça e deficiência sobre as ocupações e progressões salariais.

PAULO MIRANDA

Pai, designer e projetista industrial. Graduando em Design do produto pela Unicesumar. Criador de grupos dos grupos Masculinidades Negras BH e Peixaria, onde se discute masculinidade, machismo e a responsabilidade do homem para a equidade de gênero. Participou do documentário Silêncio dos Homens e rodou parte do país ministrando palestras sobre o tema masculinidade e equidade de gênero.

SAMARA BARBOSA

Filha de nordestinos e mãe atípica da Antonia. Cofundadora da Diversifica S.A. e parceira Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Mestre em Engenharia de Produção com experiência em projetos de Inovação e Educação. Pós-graduada em Training of Trainers pela Universidade de Tampere (Finlândia). Consultora na área de qualidade, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes. Possui experiência de mais de 15 anos na área de educação, passando pela sala de aula, gestão acadêmica e educação corporativa.

SAMIRA SPOLIDORIO

Mulher, feminista, educadora, tradutora e revisora textual. Formada em Letras, com especializações em língua portuguesa e língua inglesa, sempre se interessou pela relação entre língua(s), identidade(s) e cultura(s). Mestra em Linguística Aplicada, dedicou parte da sua pesquisa para a tradução como forma de acessibilidade audiovisual. Atualmente, é aluna de doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e estuda formação crítica e cidadã de profissionais da linguagem. Atua como tradutora e revisora para vários projetos de tradução que levam em conta a linguagem inclusiva/não-sexista.

SILVIA MICHELLE BARBOSA

Mulher, educadora e feminista. Mestre em Letras – Literaturas de Língua Portuguesa – pela PUC Minas (2010). Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior, pela Universidade São Judas Tadeu/Universidade de Tampere – Finlândia (2020), Revisão de Textos (2015) e Produção e Crítica Cultural (2006), ambos pelo IEC – PUC Minas. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas, pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004). Professora universitária com experiências profissionais e pesquisas nas áreas de Literatura, Poesia, Redação, Diversidade e Estudos de Gênero, Formação de Professores, Planejamento em Comunicação, Eventos e Produção Cultural.  Pesquisadora em poesia contemporânea, principalmente aquela produzida por mulheres. Coorganizadora e coautora do livro “Mulheres Comunicam: mediação, sociedade e feminismos”, publicado pela editora Letramento (2016). Atua, também, com revisão de textos, com especial carinho pelos textos literários.

TÂNIA CHAVES

TÂNIA CHAVES

Graduada em comunicação e especializada no uso de tecnologias em comunicação social. Tem mais de 30 anos de atuação nas áreas de publicidade e marketing. Ela tem passagem tanto no marketing de forma generalista, sendo gerente e coordenadora de marketing, quanto de forma especialista, com foco em mídia off-line e em produção de conteúdo. Tânia passou por empresas de diferentes setores, como shopping centers, indústrias, agências de publicidade, entidades de classe, órgãos públicos e atualmente está Analista de Diversidade de uma holding de educação superior. Ela acredita que a visão voltada para a diversidade nas organizações é de fundamental importância.

TATIANA COSTA

Mulher, negra, lésbica. Educadora e ativista.

Professora no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, onde coordena o projeto de extensão universitária PRETANÇA – Afro-brasilidades e Direitos Humanos. Na UFMG, integra o grupos de estudos/pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência, além de ser colaboradora do NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Participa do movimento segundaPRETA. É co-autora nos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), entre outros.